top of page
  • LOGO INSTA
  • LOGO FACEBOOK
  • LOGO TWITTER
  • LOGO PODCAST
  • LOGO YT
Cabeçalho_edited.png

#1 Quer que eu desenhe? – Diferenciando Todirostrum

  • Foto do escritor: Henrique Junior
    Henrique Junior
  • 10 de abr. de 2017
  • 2 min de leitura

Atualizado: 28 de abr. de 2022

Para quem está dando seus primeiros passos na observação de aves, até mesmo algumas identificações simples para os birdwatchers experientes podem dar certo trabalho.

Um desses casos é dos pequeninos ferreirinho-relógio e teque-teque, ambos do gênero Todirostrum. Por isso, elegemos essas duas avezinhas para o primeiro post da série “Quer que eu desenhe?”. Nessa série, ilustramos aqui algumas características de diferenciação que muitas vezes passam despercebidas a quem está aprendendo sobre aves. Essas diferenciações aqui postadas serão graduadas em diferentes níveis de dificuldade, para auxiliar entusiastas de diferentes níveis de conhecimento.

E então, como diferenciá-los?

Pela nódoa amarela no loro (região da testa da ave), diria a maioria dos observadores (1). Mas, o que dizer de casos em que a cabeça da ave não é visível? E se a ave estiver de costas ou se justamente essa região estiver encoberta? Aqui seguem algumas breves dicas ilustradas apontando características que permitem diferenciá-los nessas circunstâncias.

como diferenciar teque teque e ferreirinho relógio

2- Cor da íris. Em T. poliocephalum a íris é de um amarelo mais vivo, próximo a um tom de gema, ao passo que em T. cinereum a íris é de um amarelo pálido.

3- Cor das auriculares: Nota-se que em T. poliocephalum essa região possui tons oliváceos, ao passo que em T. cinereum são acinzentadas.

4- Cauda vista por cima: No caso de a ave ser vista por cima, é notável duas diferenças entre essas espécies. T. poliocephalum apresenta cauda de tons que vão do acinzentado ao oliváceo com marginações amarelas, ao passo que em T. cinereum elas são de um cinza bem escuro, beirando o preto, com as pontas e bordas laterais brancas.

5- Cauda vista por baixo: Vistas por baixo, as retrizes de Todirostrum cinereum possuem as pontas brancas, já no Todirostrum poliocephalum elas são de cor uniforme, sem barras ou manchas visíveis.

Gostou de nossa dica? Compartilhe o post com seus amigos!

Deixe também seu comentário dizendo o que achou e sugerindo novas espécies que você gostaria de aprender a diferenciar por meio de ilustrações!

Commentaires


BARRA URU DOE_edited.jpg
logo uru branca.png

A Revista Uru é um recurso gratuito
Disponível para todos


financiado por doadores como você

DOAR

Obrigado por se inscrever, agora você receberá diretamente em seu e-mail as novidades da Revista Uru

ROLINHA FEED.png

FIQUE POR DENTRO
Receba por e-mail as atualizações sobre nossos trabalhos

logo uru branca.png

A URU tem por objetivo principal criar materiais para acolher, incentivar e ajudar a iniciação de pessoas ao birdwatching e à ornitologia. 
 

© 2017 - 2022 criado por Revista Uru

  • Instagram - White Circle
  • Facebook
  • Twitter
  • Spotify
bottom of page