Cabeçalho_edited.png

Conheça
nosso time

NOSSA EQUIPE

Somos uma equipe de apaixonados por aves que se uniram para divulgar o conhecimento sobre ornitologia e observação de aves de maneira acessível a todos os públicos.

Iniciamos em a produção de conteúdo em 2017 com os amigos Frederico Blanco, Henrique Junior e Roney Souza, após 4 anos, em 2021, juntamente com Will Mesquita demos início a uma nova etapa de trabalho, o Uru Podcast onde recebemos a cada três semanas, convidados para conversar sobre o mundo das aves.

Em 2022, após uma pausa em nosso trabalho para reformulação, estamos de cara nova e abrindo as portas para novos contribuidores que chegaram cheios de ideias para reforçar esse time.

 

Abaixo você conhece um pouco mais sobre as pessoas que fazem a Uru.

Neomorphus.png
Fundo polyzonus_edited.png

Henrique Junior
autor/ilustrador

Arquiteto e Urbanista, Ilustrador, e desde 2012, observador de aves. Também apaixonado por artes, juntou na ilustração ornitológica suas duas grandes paixões, o desenho e as aves. Além das periódicas saídas para observação de aves, utiliza também da internet como meio de troca de experiências e aprendizado sobre as aves, administra atualmente diversos grupos como o Faceaves, Identificação Ornitológica e Anjos Alados. 

Também foi representante da diretoria colegiada do COA Brasil, Birdwatching Vale do Aço e membro da Ecoavis. Como ilustrador já participou de feiras e exposições em sua região e teve seu trabalho em destaque na revista Atualidades Ornitológicas edições 190 e 201. 

Coordenou entre os anos de 2021 e 2022 o Projeto Aves do PERD, em Minas Gerais trabalhando com o fomento da atividade de observação de aves no Parque Estadual do Rio Doce onde dentre outras atividades atuou na criação do Guia de bolso das Aves do PERD.

Atualmente se dedica à produção de réplicas de exemplares da fauna brasileira em massa epóxi.

Foto Henrique_edited.png
Foto Will.png

Will Mesquita
twitter/podcaster

Graduado em Farmácia, várias vezes acadêmico de Biologia (famoso projeto de Biólogo inacabado) e, atualmente, doutorando em Ciências da Saúde pela UFMA.

Não consegue lembrar de um dia em que não fosse apaixonado por aves. Virou observador de aves por indicação médica e assim foi salvo. Sonha em apresentar a Observação de Aves para o máximo de pessoas possível. Já gravou ou produziu podcasts sobre Fórmula 1, Literatura e, mais recentemente, Observação de Aves. Nas horas vagas, cria besouros..

Fundo Liara_edited.jpg

Liara de Azevedo
ornitóloga/ilustradora

Bióloga, bacharela e licenciada pela Universidade Federal de Viçosa e atualmente mestranda em Ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Descobriu o amor pelas aves na graduação e desde então tem se dedicado ao estudo do grupo.

 

Trabalhou com muda, ectoparasitismo e ecologia de aves de sub-bosque da Mata Atlântica e hoje estuda comportamento sexual de Pipridae da Amazônia. Atua também como consultora ambiental e integra o Projeto Bicudos do Waitá, atuando no monitoramento e conservação de populações selvagens de bicudo (Sporophila maximiliani) em Minas Gerais.

Acredita no poder de transformação da educação e da ciência e considera a divulgação científica a ferramenta ideal e necessária para unir essas duas atividades. Crê que a ilustração é um instrumento facilitador no processo de aprendizado e por isso se propôs a aprender a desenhar mesmo sem habilidades prévias. Já participou de outras iniciativas de divulgação científica e ministrou cursos de diferentes temas dentro da ornitologia.

No tempo livre se dedica à ilustração digital, aquarela e pratica observação de aves.

Foto Liara_edited.png
Foto Fred_edited.png

Frederico Blanco
ilustrador/podcaster

Designer de produto por formação e observador de aves por paixão. Não consigo lembrar exatamente quando comecei a observar aves mas foi na infância. 

Aos 10 ganhei o livro 'Aves da grande Belém' publicação do Museu Goeldi e esse foi, por muito tempo, meu companheiro inseparável. Hoje busco estudar seriamente tudo sobre as aves e aproveito a facilidade com o desenho para também ilustrá-las. Co-fundei o Clube de Observadores de Aves do Brasil, o COA Brasil e, atualmente, sou um dos responsáveis pelo projeto Ave-Guairá, dedicado à conservação da avifauna campestre do sul de Minas.

Fundo Roney_edited.png

Roney Souza
ornitólogo/escritor

Biólogo, mestre em Zoologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, tem por hobby a observação de aves, a produção literária, o estudo da linguística e o aprendizado de línguas. Já publicou artigos na revista Atualidades Ornitológicas e no E-bird Brasil.

 

Já trabalhou com monitoramento de aves em ambiente aeroportuário. Hoje em dia, trabalha com monitoramento de aves em áreas de Mata Atlântica e é responsável pela RPPN Fazenda Macedônia, de propriedade da Cenibra, e pelo Projeto Mutum, um projeto de reintrodução de aves ameaçadas de extinção.

Foto Roney_edited.png