top of page
Cabeçalho_edited.png
  • Foto do escritorHenrique Junior

#6 Quer que eu desenhe? – Como diferenciar suiriris (Tyrannus)

Atualizado: 28 de abr. de 2022

Com áreas de distribuição sobrepostas em quase toda a extensão e muitas semelhanças físicas, os suiriris Tyrannus melancholicus e Tyrannus albogularis certamente podem causar grande confusão nos praticantes e entusiastas da observação de aves.

No post que marca o retorno de uma das séries mais queridas de nossa revista, apresentamos as diferenças que permitem diferenciar o suiriri (Tyrannus melancholicus) do suiriri-de-garganta-branca (Tyrannus albogularis).

Coloração da garganta: como já sugerido pelo próprio nome, o Tyrannus albogularis apresenta invariavelmente a garganta branca bem marcada, contrastando com a parte superior da cabeça da ave, que é acinzentada. Embora Tyrannus melancholicus em determinadas circunstâncias possa apresentar a garganta esbranquiçada, ela é menos marcada do que na espécie anterior. Máscara negra: outra característica bem útil para diferenciação dessas espécies é a faixa transocular negra bastante definida no suiriri-de-garganta-branca, enquanto no suiriri ela aparece de forma mais discreta e apresentando um contraste de cor menor com o resto da cabeça. Coloração do peito: certamente a característica mais útil para diferenciação, considerando todas as variações individuais que podem existir em ambas espécies. No suiriri-de-garganta-branca, o peito é amarelo puro, por vezes esbranquiçado na região próxima à garganta, ao passo que no suiriri o peito possui uma faixa de um cinza esverdeado bem evidente e contrastante com a barriga amarela.

Suiriri Tyrannus melancholicus tyrannus albogularis diferenças

Vale ressaltar que variações individuais existem e podem mascarar um pouco essas diagnoses, por isso é sempre bom que sejam utilizadas em conjunto e sempre levando em consideração as circunstâncias do avistamento ou fotografia, sabendo que cores podem ser alteradas pela incidência do sol, especialmente na parte peitoral da ave, o que poderia levar a equívocos na identificação. No entanto, com treinamento prévio e um olhar atento, certamente você terá êxito na hora de diferenciar essas espécies tão semelhantes. Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo com considerações e sugestões para próximos artigos da série. Isso é muito importante pra nós!

1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
BARRA URU DOE_edited.jpg
logo uru branca.png

A Revista Uru é um recurso gratuito
Disponível para todos


financiado por doadores como você

DOAR
bottom of page