Cabeçalho_edited.png
  • Roney Souza

#5 Quer que eu desenhe? – Como diferenciar Bentevizinhos (Myiozetetes)

Atualizado: 28 de abr.


De bico calado é difícil diferenciá-los, e eles ocorrem em simpatria em boa parte de sua distribuição. Apesar da voz perfeitamente distinguível, a diferença de visual reside em detalhes que olhos desatentos são incapazes de notar, especialmente se a ave permanece pousada na ponta de uma galha alta. Algumas características, contudo, nos dão boas pistas acerca da identidade da ave. A mais gritante das diagnoses trai a ave quando essa deixa o pouso ou abre as asas em display. O bentevizinho-de-asa-ferrugínea (Myiozetetes cayanensis), como o próprio nome diz, apresenta a face interna das asas, com exceção das pontas, de um ferrugíneo bem visível. [04] A parte externa das primárias também mostra a mesma cor quando as asas estão relaxadas ou entreabertas. Porém, é preciso ter cuidado: é característica comum nos indivíduos jovens de tiranídeos a presença de marginações ferrugíneas nas penas, mais marcadamente nas rêmiges e retrizes. Sendo assim, jovens do bentevizinho-de-penacho-vermelho (Myiozetetes similis) podem ser confundidos com a outra espécie.

Se a ave estiver excitada ou em display é fácil visualizar a diferença de cor no topete, [03] que permanece escondido a maior parte do tempo. Como sugerido pelo nome, o bentevizinho-de-penacho-vermelho apresenta penas bem avermelhadas nessa região, o que o difere da outra espécie, que apresenta topete ornado por penas amarelas.

O bentivizinho-de-asa-ferrugínea tem tendência a mais pigmentação na plumagem em geral, e até mesmo nos olhos. A íris apresenta coloração bem mais escura em relação a seu parente. Da mesma forma a faixa transocular, [01] de um marrom anegrado no primeiro e de coloração mais esmaecida e acinzentada no último.   O dorso do primeiro também mostra coloração marrom, enquanto que o último apresenta uma coloração esverdeada nessa região[02] Variação individual existe e pode mascarar um pouco essas diagnoses, mas olhos atentos e conhecimento prévio das características diagnósticas são capazes de identificar essas aves tão parecidas mesmo se elas não estiverem animadas a soltar a voz.

Myiozetetes-similis-myiozetetes-cayanensis-bentevizinho-como-diferenciar

Gostou do post? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais. Não deixe também de sugerir espécies para os novos posts da série “Quer que eu desenhe?”!

#Diferenciação #Ornitologia #Artigo #Morfologia #Tyrannidae

4 visualizações0 comentário
BARRA URU DOE_edited.jpg
logo uru branca.png

A Revista Uru é um recurso gratuito
Disponível para todos


financiado por doadores como você

DOAR