top of page
Cabeçalho_edited.png
  • Foto do escritorHenrique Junior

#7 Quer que eu desenhe? – Como diferenciar bem-te-vis

Ocorrendo simultaneamente em grande parte do Brasil, essas cinco espécies podem causar confusão tanto em quem está iniciando na observação de aves e como mesmo em quem já tem algum tempo de prática, especialmente em situações onde a ave está a determinada distância do observador, dificultando assim a observação dos detalhes.


Neste post da nossa série de artigos de diferenciação, explicaremos as principais diferenças entre algumas espécies de bem-te-vi.


Bentevizinhos (Myiozetetes) – esses são definitivamente os mais fáceis de se diferenciar dos demais. Os bentevizinhos, diferentemente das demais espécies, possuem proporções bem mais delicadas. Sua cabeça é proporcionalmente menor e sua faixa escura na região dos olhos é mais larga. Uma dica a respeito da proporção do tamanho do bico em relação à cabeça é que a medida da ponta à base do bico é aproximadamente a mesma medida da base do bico até o meio do olho.


difereças entre bentevizinhos e bem-te-vis

Neste grupo dos bentevizinhos (Myiozetetes) temos o bentevizinho-de-penacho-vermelho e o bentevizinho-de-asa-ferrugínea. Sobre esses, já explicamos as principais diferenças no artigo que você pode conferir clicando abaixo.



Bem-te-vis


No segundo grupo, encontramos três espécies maiores, de proporções bem menos delicadas, nos quais a principal diferença é o bico.


Bem-te-vi (Pitangus sulphuratus) – Bico intermediário entre as espécies apresentadas abaixo. Das três espécies, é o de bico mais proporcional ao tamanho da cabeça.


Neinei (Megarynchus pitangua) – Bico grande, de base larga e curvo para baixo.


Bentevizinho-do-brejo (Philohydor lictor) – Ave ligeiramente menor, mais esbelta, de bico comprido e fino, proporcionalmente maior em relação ao tamanho da cabeça.


Diferenças entre bem-te-vi, neinei e bentevizinho-do-brejo
Diferenças entre bem-te-vi, neinei e bentevizinho-do-brejo


2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

2 Comments


Gabriela Cioato Rizzon
Gabriela Cioato Rizzon
Jul 16, 2022

Os que tem aqui em casa são os que pescam peixinho ornamental do aquário.

Like

Mateus Figueiredo
Mateus Figueiredo
May 24, 2022

É assim então......

Like
BARRA URU DOE_edited.jpg
logo uru branca.png

A Revista Uru é um recurso gratuito
Disponível para todos


financiado por doadores como você

DOAR
bottom of page