top of page
Cabeçalho_edited.png
  • Foto do escritorHenrique Junior

#7 Quer que eu desenhe? – Como diferenciar bem-te-vis

Ocorrendo simultaneamente em grande parte do Brasil, essas cinco espécies podem causar confusão tanto em quem está iniciando na observação de aves e como mesmo em quem já tem algum tempo de prática, especialmente em situações onde a ave está a determinada distância do observador, dificultando assim a observação dos detalhes.


Neste post da nossa série de artigos de diferenciação, explicaremos as principais diferenças entre algumas espécies de bem-te-vi.


Bentevizinhos (Myiozetetes) – esses são definitivamente os mais fáceis de se diferenciar dos demais. Os bentevizinhos, diferentemente das demais espécies, possuem proporções bem mais delicadas. Sua cabeça é proporcionalmente menor e sua faixa escura na região dos olhos é mais larga. Uma dica a respeito da proporção do tamanho do bico em relação à cabeça é que a medida da ponta à base do bico é aproximadamente a mesma medida da base do bico até o meio do olho.


difereças entre bentevizinhos e bem-te-vis

Neste grupo dos bentevizinhos (Myiozetetes) temos o bentevizinho-de-penacho-vermelho e o bentevizinho-de-asa-ferrugínea. Sobre esses, já explicamos as principais diferenças no artigo que você pode conferir clicando abaixo.



Bem-te-vis


No segundo grupo, encontramos três espécies maiores, de proporções bem menos delicadas, nos quais a principal diferença é o bico.


Bem-te-vi (Pitangus sulphuratus) – Bico intermediário entre as espécies apresentadas abaixo. Das três espécies, é o de bico mais proporcional ao tamanho da cabeça.


Neinei (Megarynchus pitangua) – Bico grande, de base larga e curvo para baixo.


Bentevizinho-do-brejo (Philohydor lictor) – Ave ligeiramente menor, mais esbelta, de bico comprido e fino, proporcionalmente maior em relação ao tamanho da cabeça.


Diferenças entre bem-te-vi, neinei e bentevizinho-do-brejo
Diferenças entre bem-te-vi, neinei e bentevizinho-do-brejo


2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
BARRA URU DOE_edited.jpg
logo uru branca.png

A Revista Uru é um recurso gratuito
Disponível para todos


financiado por doadores como você

DOAR
bottom of page