top of page
Cabeçalho_edited.png
  • Foto do escritorLiara de Azevedo

Ficha técnica: Entufado-baiano, uma das aves mais raras e ameaçadas do mundo

Nas grotas da Mata Atlântica, na região do Jequitinhonha, vive um enigmático passarinho. Seus hábitos de vida e sua restrita área de ocorrência contribuem para sua raridade, sendo uma das aves menos conhecidas do Brasil. O entufado-baiano (Merulaxis stresemanni) é um pássaro endêmico da Mata Atlântica criticamente ameaçado de extinção, e que por muito tempo esteve escondido. A espécie foi conhecida no ano de 1960, após a comparação de peles coletadas em Salvador (1831-1838) e Ilhéus (1945) com peles do entufado (Merulaxis ater). Nessa comparação, perceberam que se tratava de uma nova espécie, dando-lhe, então, o nome entufado-baiano. O entufado-baiano só foi visto novamente em 1995 por Gérard Baudet em uma visita a uma floresta no sul da Bahia e, mais recentemente, reencontrado em 2004 por Rômulo Ribon em Bandeira, na divisa de Bahia e Minas Gerais. Hoje, uma parte da área dessa floresta se tornou a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Mata do Passarinho, única localidade em que se tem registro do pássaro.


Entufado-baiano (Merulaxis stresemanni) - Stresemann's Bristlefront - Ilustração
Entufado-baiano (Merulaxis stresemanni) - Stresemann's Bristlefront - Ficha técnica

O entufado-baiano mede cerca de 19 cm e possui dimorfismo sexual, ou seja, fêmea e machos podem ser diferenciados pela aparência. O macho é cinza escuro e amarronzado na parte terminal do corpo e a fêmea é marrom, com o peito em tons marrons-alaranjados. Tanto o macho quanto a fêmea possuem um tufo de penas na fronte, característica que deu origem a seu nome popular.

Essa espécie habita locais com barrancos e mata fechada e forrageia no chão da floresta em áreas com troncos caídos e folhas secas no chão, se alimentando de insetos e outros invertebrados. É residente - não migra - e nidifica em buracos de barrancos. Mas pouco se sabe a respeito de sua biologia. Trabalhos de procura por novos indivíduos vêm sendo realizados ao longo dos anos e hoje estima-se que existam menos de 10 indivíduos da espécie. As expectativas são baixas, já que o habitat da espécie está sendo ameaçado devido ao desmatamento da Mata Atlântica, existindo poucas áreas favoráveis à existência da espécie. Sua área de ocorrência atual é fortemente afetada por incêndios e retirada de madeira.



Vocalização entufado-baiano (Merulaxis stresemanni) por Wagner Nogueira, de WikiAves.com. Acessível em https://www.wikiaves.com.br/358891.


Referências bibliográficas:


  1. BirdLife International. 2021. Merulaxis stresemanni. The IUCN Red List of Threatened Species 2021: e.T22703477A161689029. https://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2021-3.RLTS.T22703477A161689029.en. Acesso em: 05 Maio 2022.

  2. Damasceno, S.S. 2011. Distribuição, biologia e estimativa populacional do entufado-baiano (Merulaxis stresemanni) (Passeriformes, Rhinocryptidae), uma espécie criticamente em perigo de extinção da Mata Atlântica. Departamento de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.

  3. FONSECA, Vandré. Pesquisadores tentam salvar o entufado-baiano. 2011. Disponível em: https://oeco.org.br/reportagens/25080-pesquisadores-tentam-salvar-o-entufado-baiano/. Acesso em: 05 maio 2022.

  4. Nascimento, M.C., Souza, A.Z. & Costa, H.C. 2021. Uma raridade de passarinho. Ciência Hoje das Crianças 323: 6-9. (PDF).

  5. Piacentini, V. de Q., Ribon, R. & Albano, C. 2018. Merulaxis stresemanni Sick, 1960. In: ICMBio/MMA (ed.), Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção: Volume III, Brasilia.

  6. WHITEHOUSE, A. J.; RIBON, R. Finding Stresemann’s Bristlefront in Minas Gerais, Brazil. Neotropical BirdiNg, v. 6, n. March, 2010.

0 comentário
BARRA URU DOE_edited.jpg
logo uru branca.png

A Revista Uru é um recurso gratuito
Disponível para todos


financiado por doadores como você

DOAR
bottom of page