top of page
Cabeçalho_edited.png
  • Foto do escritorRoney Souza

#4 Quer que eu desenhe? – Como diferenciar Juritis (Leptotila sp.)

Atualizado: 28 de abr. de 2022

Considera-se que a melhor forma de se diferenciar entre Leptotila verreauxi e Leptotila rufaxilla seja através da vocalização. Aliás, essa é, na maioria das vezes em campo, a única forma viável, visto que os bichos são mais ouvidos do que vistos. Ambas vocalizam sequências de sopros graves e melancólicos que podem parecer muito semelhantes se não se atentar para uma importante característica: o espaçamento das notas é bem constante e difere entre as duas espécies. O canto de L. verreauxi apresenta notas com espaçamento acima de 6,5 segundos, geralmente próximo de oito. Já o intervalo entre notas do canto da L. rufaxilla é bem menor, ficando entre 3,5 e cinco segundos. Existem variações regionais, individuais e ocasionais no andamento do canto das aves. O canto de L. verreauxi pode ainda apresentar duas notas, enquanto que a L. rufaxilla sempre emite notas simples e às vezes um pouco moduladas.

Mas, o que fazer se o animal é visto e não ouvido? Existem várias características visuais que podem ajudar a distinguir uma espécie da outra; algumas delas, bem confiáveis; outras, nem tanto. A coloração geral das aves pode apresentar variação tanto individual quanto geográfica, mas geralmente é possível perceber as características típicas de cada espécie. Vamos começar a conhecê-las a partir de agora.

  1. Coloração geral que varia de acinzentado a oliváceo passando por tons pardos em verreauxi, contrastando com tons róseos de L. rufaxilla, sendo a coloração em ambas as espécies bem mais puxada nas asas.

  2. Brilho nas penas da parte posterior do pescoço, se estendendo por vezes ao dorso, verde azulado em verreauxi e púrpura/violáceo em L. rufaxilla. Essa é uma característica extremamente confiável.

  3. Presença de uma área acinzentada bastante conspícua e geralmente bem delimitada na fronte de rufaxilla, o que a difere claramente de L. verreauxi que, apesar de poder apresentar tons claros nessa região, nunca os mostra tão notáveis.

  4. A coloração da íris pode nos dar pistas, porém é um assunto extremamente delicado. Ambas as espécies apresentam íris castanho escuro quando filhotes, sendo que essa cor muda para laranja ou oliva com o passar do tempo. Indivíduos adultos de verreauxi vão apresentar íris quase invariavelmente laranja. Raramente encontra-se um indivíduo da espécie com a coloração da íris puxada para o oliváceo. Já em L. rufaxilla, não existe um padrão. Apesar de íris oliváceas serem mais comuns, não são raros indivíduos com íris laranja.

  5. Em rufaxilla está sempre presente uma pele nua roseada em volta dos olhos que se liga à comissura do bico. A presença dessa característica e a sua coloração em L. verreauxi depende da região geográfica. Em indivíduos provenientes da maior parte do Brasil, essa pele nua é bem limitada e apresenta coloração de rosácea a arroxeada.

Leptotillas-rufaxilla-verreauxi-diferencas

Ilustrações por Frederico Blanco/ Revista Uru


Particularidades de L. verreauxi: Algumas populações dessa espécie apresentam características bem peculiares, sobretudo aquelas de Roraima, que ostentam indivíduos de coloração geral bem mais esbranquiçada e rosada, com nuca de tons róseos mais pronunciados. A pele nua circundando os olhos é de um azul claro veraz. Essas características as tornam bem distintas das outras populações. Indivíduos de estados como Amapá, norte do Maranhão e Ceará podem apresentar uma coloração intermediária e pele nua perioftálmica mais abrangentes do que indivíduos do restante do Brasil.

Gostou do post? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais. Não deixe também de sugerir espécies para os novos posts da série “Quer que eu desenhe?”.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
BARRA URU DOE_edited.jpg
logo uru branca.png

A Revista Uru é um recurso gratuito
Disponível para todos


financiado por doadores como você

DOAR
bottom of page