Especial

#Especial: O carnaval das aves brasileiras

Aves brasileiras e suas fantasias que mais parecem carnaval

Com fantasias carnavalescas e samba nos movimentos, o desfile das aves sobrepuja em magnificência as mais elaboradas apresentações humanas. Vestido em seu terno completamente preto, ornado por uma gravata bem atada, também preta, com reflexos azulados, e segurando uma pomposa sombrinha negra, o anambé-preto toca seu bombardão de som gravíssimo. Em uma arena no solo da floresta, a escola de samba dos galos-da-serra apresenta uma dança incrível, exibindo a vestimenta laranja chamativa ornada de rendas bem confeccionadas. A maria-leque parece ir fantasiada de cacique ameríndio, com seu cocar de penas vermelhas ou amarelas que destoa da plumagem de coloração simples. Mas parece que a fantasia mais estapafúrdia é do anacã. A cara de velho é rodeada por um colar jovial de vivas cores.

Aves brasileiras e suas fantasias que mais parecem carnaval anacã e anambé-preto Aves brasileiras e suas fantasias que mais parecem carnaval galo da serra e maria leque

Comentários

Comentários

Article written by:

Biólogo, mestre em Zoologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, tem por hobby a observação de aves, a produção literária, o estudo da linguística e o aprendizado de línguas. Já publicou artigos na revista Atualidades Ornitológicas e no E-bird Brasil. Já trabalhou com monitoramento de aves em ambiente aeroportuário. Hoje em dia, trabalha com monitoramento de aves em áreas de Mata Atlântica e é responsável pela RPPN Fazenda Macedônia, de propriedade da Cenibra, e pelo Projeto Mutum, um projeto de reintrodução de aves ameaçadas de extinção.